Ultimate Fight News

Tudo sobre luta livre e MMA !

[ATUALIZADO] – Assistente da WWE fala sobre alguns assuntos e como funciona a empresa


Ontem, o site PTWrestling divulgou uma entrevista com um assistente da WWE, na qual ele falou de diversos assuntos sobre a WWE. Pra quem é fã de verdade e quer entender como funciona as coisas, leia por inteiro. Veja a entrevista abaixo

Obrigações de um Assistente

Principalmente, tirar notas e actualizar muitos dos documentos que ajudavam os escritores fazer o seu trabalho. Havia um documento que tinha os últimos 6 episódios da RAW e SmackDown detalhadamente descritos por segmento. Outro tinha uma lista das “Últimas 5 Vezes” que alguma coisa foi feita (por exemplo, o uso do título como ‘arma’, o uso de cadeiras ou interferência em combates). Essa lista tinha de estar atualizada semanalmente, de modo a que os escritores a pudessem referir sempre que necessário. Havia basicamente um monte de processamento de palavras. Todas as semanas, para escrever os programas, tínhamos de escrever do número 1 ao 11 num quadro (que correspondiam aos segmentos) e simplesmente discutir as histórias e onde pôr certas e determinadas coisas. Depois, eu ou outro assistente criávamos uma espécie de “placa única”, como uma espécie de “best of” das outras placas. Basicamente, listávamos cada segmento e alguns pontos-chave sobre em que é que consistiam. Os escritores depois usavam isto como guia para escrever os guiões. A equipe de escritores é dividida entre a equipa de casa – que fica em Stamford – e uma equipa de estrada – que vai a todos os programas. Infelizmente, eu fazia parte da que ficava em casa. A minha única experiência foi no Survivor Series, o que foi bastante sonolento.”


Promos e Mudanças de “última hora”

“O Cena é conhecido por ignorar o guião e fazer a sua própria ‘cena’. Tenho a certeza que o Punk faz isso de vez em quando. O Ziggler fez isso uma ou duas vezes e sofreu uma reprimida. É meio difícil dizer, porque o processo criativo é uma espécie de linha de assembleia. Ou seja, escrevíamos as primeiras pitadas em Stamford depois da aprovação do Vince, depois essas pitadas iam para os escritores principais e passava sempre por, pelo menos, mais três “revisões”. De seguida, havia outra reunião com o Vince na arena de todos os espectáculos. E mais mudanças aconteciam. E depois há aquelas mudanças tão repentinas que nem sequer chegavam a ir para o papel. Depois, claro, alguém podia ir lá para fora e esquecer de algumas partes, ou tinha de improvisar por qualquer motivo. Porém, isso acontecia um pouco longe da minha vista. Portanto, na maioria das vezes, o RAW que passava na segunda-feira era muito diferente daquela que tinha “saído” dos escritórios na semana anterior. Nem sempre sabia onde tinham ocorrido mudanças.

Personagens

O Orton, o Punk e especialmente o Cena têm muito a dizer no que diz respeito às suas histórias, creio eu. Depois do Survivor Series, o Cena sentiu que não deveria perder de forma limpa novamente (ou preferencialmente nunca perder, ponto) até à WrestleMania, e foi isso que aconteceu. Quando o Jericho estava em conversações para retornar, isso aconteceu dentro de condições: ele trabalharia com o Punk e sairia derrotado na WrestleMania – obrigações do próprio Jericho, não da WWE. Foi também ele quem deu a ideia do casaco e pagou do seu próprio bolso (fala-se em 10 mil dólares peloo primeiro). O Cody Rhodes, numa entrevista recente, afirmou que tinha pedido para lhe fazerem o sobretudo de couro e foi ele quem pagou por isso. Portanto, creio que até um certo ponto os wrestlers são responsáveis pelas suas próprias personagens. Mas por outro lado, o Daniel Bryan protestou bastante pela história com a AJ, porque a história da sua última “namorada” – Gail Kim – foi muito má. Mas ele não podia realmente fazer nada para mudar isso. Vai variando.”

Divisão de Tag Teams e Divas

O que acontece com o Vince é que ele passa por fases, que são estranhas e aparentemente aleatórias. Durante uns tempos, ele vai estar concentrado na divisão de tag team e depois não quer saber. Ele vai querer fazer histórias de divas, depois nem quer saber se elas entram nos programas ou não. Ele contrata alguém como a Tamina e não faz nada com ela durante anos. Um dia lembra-se e pergunta o motivo de não estarem a fazer nada com ela, visto que é uma Snuka. E ganha um push do nada. Neste momento, parece que está a dar atenção às tag teams.”

GM Anônimo

“Haviam algumas direcções que eles estavam a considerar. A óbvia era que seria o Vince, contudo, também estavam a considerar seriamente o JBL. Mas o Vince matou a história. De fato, a uma certa altura, quando os escritores principais tentaram fazer com que pelo menos a coisa tivesse um fim, o Vince sugeriu revelar que afinal era o Laurinaitis, isto tudo dito numa “linha solta” num segmento de backstage. A coisa toda foi “largada”. Quando o Vince deixa de se importar com qualquer coisa, acabou.

Triple H e Stephanie McMahon

“O Triple H é uma pessoa excelente. Por acaso, conheci-o na casa-de-banho dos homens. Ele estava a lavar as mãos e eu, todo nervoso, apresentei-me. Ele virou-se, olhou-me nos olhos e disse que era um gosto conhecer-me e certificou-se que apanhava o meu nome corretamente. Depois, daquilo que percebo, ele era a voz da razão, que ia, digamos, apaziguar algumas das ideias mais malucas do Vince nas reuniões. A Stephanie é muito simpática, também, mas tem uma tendência de te olhar de uma maneira quase psicótica. Porém, é amigável, brinca e tenta saber o nome de toda a gente. São pessoas normais, sinceramente.”

FCW

Havia um caderno que tinha as biografias dos talentos de topo da FCW. Semanalmente, recebíamos DVDs com o programa mais recente, e isso ficaria disponível para quem tivesse tempo para os ver, porém, qualquer decisão, em relação a novos talentos, em termos de estreias e isso, passavam pelo departamento de talentos, que está a cargo do HHH com o Matt Martlaro, antigo announcer da FCW. Mas ocasionalmente teríamos tarefas. Do gênero: “Precisamos de uma lista com o Top 5 de nomes para o Donny Marlow.” Aí,discutíamos como um grupo e colocávamos os nossos favoritos no quadro. Eles tinham de ser inspeccionados pela equipe legal, de maneira a que a empresa os pudesse registar. O Marlow e o Hunico gostaram mais de Camacho, e foi o que ficou. Lembro-me de ver uns papéis sobre a estreia do Ryback. Incluía o design da roupa de ringue, bem como algumas indicações para as vignettes, mas parece que não foram por aí. É isso que define aquele lugar, ou a televisão em geral talvez: é tudo muitíssimo fluído. As coisas mudam constantemente, muitas vezes à última da hora, e tu só tens é de aprender a passar por isso.”

CM Punk na Survivor Series

“Posso contar uma história do CM Punk do SS. Ele estava a preparar-se, porque o combate dele era a seguir. O Madison Square Garden é uma arena pequena, de modos que as coisas estavam a monte. A uns 6 ou 7 metros, estavam o Miz e o R-Truth prestes a gravarem a entrevista com o Matt Striker – que, de propósito, estica para os lados as pernas de modo a que, em televisão, pareça mais pequeno que os entrevistados. O produtor pediu silêncio a toda a gente, de modo a que o Miz e o Truth gravassem aquilo. E é neste momento que o Punk começa a fazer saltos de caixas. Estavam todos calados e ele saltava, de forma ruidosa, numa caixa de armazenamento. O produtor chega ao pé dele e diz-lhe algo como “Desculpa, Punk, mas estamos a tentar gravar isto. Pode fazer isso sem tanto barulho?”.  Punk não disse nada, continuou a correr, virou-se para eles dois e passa por eles como uma tempestade. Eu acho que ele estava a brincar, mas mostrou ser um pouco imbecil.”

A Máscara de Kane e sua feud com John Cena

Daquilo que me lembro, embora o Kane tenha sido atacado pelo Mark Henry, o homem que faz de Kane, o Glenn Jacobs, não queria regressar e ter uma feud com ele, por qualquer motivo. Por isso, eles fizeram-no regressar no RAW atacando o Cena, embora eu pense que eles já tinham isso planeado quando o ‘cortaram’ da televisão com o tornozelo partido (sobre fazer retornar com a máscara). Contudo, o design da roupa, bem como o look e a filmagem das vignettes, foi feito por outros departamentos. Não tinha nada a ver com os escritores. Nós estávamos ansiosos por ver como é que ele estava – assim como toda a gente estava.”

Natalya

“Nós costumávamos fazer brincadeiras dela, principalmente porque tinha uma personalidade excêntrica. Foi uma brincadeira positiva, não maliciosa, mas a piada dela se peidar apareceu. Nós rimos ao falar de mudar certas coisas, como o nome do Sharpshooter. Semanas depois, eu já tinha sido despedido e a história apareceu na televisão. O meu queixo caiu de tanto rir. Ficariam surpreendidos com a quantidade de coisas que são feitas somente para “pegar” com outras pessoas.”

Daniel Bryan

“Toda mundo sabia que ele não manteria a mala até à WrestleMania. Não sei por que razão isso fez parte da história, mas talvez tenha sido como uma promessa que podia quebrar e, com isso, facilitar o turn. Eu ouvi que a decisão de o pôr a vencer a mala foi tomada à última da hora, nesse mesmo dia. Daquilo que me recordo, ninguém tinha fé que ele ‘vendesse’ como babyface. O Bryan quase que teve de fazer o turn, visto que ele não era muito bom em promos de babyface. Quando ele conquistou o título e começou a fazer promos, ainda enquanto babyface, ele dava ênfase a partes erradas ou diria certas coisas num tom incorrecto. Soava muito irritante e bastante heel, o que provavelmente deu um empurrão para a decisão de passá-lo para heel. E isso, obviamente, resultou maravilhosamente. Eu acho que eles se divertiram com isso. Lembro-me de ver algumas notas e, eventualmente, uma dizia algo como: “Daqui em diante, quando o Daniel Bryan ganhar qualquer combate, deve celebrar como se fosse a maior vitória da sua vida.” Isto foi quando ele estava exatamente na fase do turn gradual. Foi aí que nasceu o “YES!””.

Feud entre Kevin Nash, CM Punk e Triple H

“Foi o fato do Nash não estar clinicamente pronto para competir naquela altura que ia enfrentar o Punk. Os escritores tiveram de encontrar uma razão para dar continuidade a história, e portanto tornou-se em Nash vs. HHH. Novamente: a história ganhou vida e tinham de avançar com isso, embora fosse evidente que o Nash não tinha nada para dar. Em vez do Big Daddy Cool, ele estava a gritar nas promos. As suas habilidades no ringue estavam fraquinhas. Como tal, ficou decidido que eles os dois iam ter um combate para acabar com aquilo e estaríamos resolvidos com o Nash. O combate entre ele e o Punk quase que aconteceu num Raw diversas vezes, apenas para dar um fim à coisa; todavia, eles não lhe queriam dar um combate importante antes de enfrentar o HHH, por isso nunca aconteceu.”

Brodus Clay

“Nós tínhamos a ideia que o Brodus regressaria como um monstro heel que mostrava nas vignettes. Foi o Vince quem viu as coisas de maneira diferente. Quando as vignettes já estavam no ar e a equipa criativa perguntou quando é que ele ia estrear, o Vince disse algo como, “Qual é a personagem dele? Não temos nada para ele. Não percebo quem é o Brodus Clay. Vamos adiar a estreia até termos uma ideia melhor. Nos backstages, sabia que o Brodus tem muito carisma, adora crianças e fala bem. O Vince decidiu que queria que o Brodus fosse babyface, e, por uma razão qualquer, embora ele não tivesse qualquer tipo de habilidades para tal, o Vince queria que ele dançasse. Trabalharam na gimmick durante semanas, principalmente na FCW – penso que em dark matches e segmentos -, por isso, foi tudo tirado das mãos dos escritores e dado ao departamento de talento. A razão para a sua estreia ter sido tão “provocada” foi porque, ao início, pensávamos que estava pronto, depois o Vince decidiria que não estava. O seu trabalho em ringue não estava ao mesmo nível, ou a coreografia não era suficientemente boa, ou a roupa precisava de ser trabalhada, ou a produção toda precisava de mais tempo, ou não era a altura certa. Todo o tipo de coisas como essas. Quando ele estreou, os escritores apareceram no trabalho no dia a seguir e a reação foi como a da comunidade de wrestling na Internet: mista. Uns gostaram, outros não. No fim de contas, foi uma maneira mais engraçada e original pô-lo como Funkasaurus, do que pô-lo como monstro heel número 622978. Após um tempo, o Laurinaitis falava da estreia do Brodus só para lhe dar heat. Havia a ideia de ter o Brodus estrear-se como um monstro, mas depois virar-se contra o Big Johnny e passar para a personagem dançarina. Ou que o Laurinaitis teria a impressão que estava a trazer uma “besta”, para ser enganado quando o visse dançar. Haviam algumas possibilidades, mas eventualmente decidiram ignorar a conexão entre os dois.”

Zack Ryder

“Não sentia que os escritores tinham alguma coisa contra ele, sinceramente. Acho mesmo que o Gewirtz sentia que ele era um underdog natural, e é por isso que as pessoas gostam dele. A partir do momento em que lhe dão muita exposição ou sucesso, deixa de ser um underdog e torna-se irritante; por isso, eles tentaram-se manter nesse rumo. Qualquer sentimento mais pessoal para parar alguém de ter mais sucesso provavelmente advém do Vince. Não há nada que aconteça, sendo turns, trocas de título ou histórias importantes, que passe sem a sua aprovação.”

Royal Rumble

“O vencedor, normalmente, é determinado com meses de antecedência, mas é sempre algo que pode mudar. Eles usualmente marcam os main events para os PPVs de um certo PPV até à próxima WM. A partir daí, trabalham “de costas”, entre PPVs, para desenvolver as histórias no RAW e no SmackDown. Há um documento onde se apontam os main events, mas muitas das coisas acabam por ser modificadas. Quando eu passei por este documento, o Sheamus já estava programado para vencer, mas também era suposto enfrentar o Mark Henry, pelo título, na ‘Mania. Mas há coisas que surgem: o Mark Henry lesionou-se e teve de largar o título, o Bryan cobrou a mala e tornou-se no fenômeno, etc. O Del Rio ia enfrentar o Orton, mas também se lesionou, o mesmo para o Mysterio e o Sin Cara. Por isso, a maior parte das coisas que eles tinham planejado não aconteceu. E até antes da Rumble, havia muitas considerações sobre fazer com que o Jericho ganhasse, uma vez que ele ia enfrentar o Punk na WrestleMania. Acho que foi decidido desta forma porque o Sheamus precisava da vitória mais do que o Jericho, e este até podia ir à ‘Mania’ usando outros argumentos. Quanto a especificações, o Michael Hayes faz a maior parte do trabalho com alguns dos agentes. Eles planejam a lista de participantes, depois trabalham na ordem e alguns dos spots mais importantes. A razão de terem sido 30 em vez de 40, este ano, foi porque o roster era tão magro, também por culpa das lesões. Porra, até com 30 tiveram de usar tipos como o Michael Cole e o Jey Uso.”

Heel Turn de Cena

“Daquilo que eu ouvi, o Cena ADORARIA ser heel. A personagem Thuganomics era muito mais parecida com o seu caráter real. E eu sei que ele se sente limitado ao ser babyface. É a empresa e o Vince quem não pretendem dar esse salto, pelo menos enquanto não tiverem alguém estabelecido para o substituir – que deverá ser o Sheamus. Eles precisam de alguém que faça as coisas do Make-A-Wish, as aparições públicas, as publicidades, que o Cena faz. O JC trabalha imenso pela empresa e ninguém sequer se aproxima dele neste momento. Por isso, há muitas coisas envolvidas no processo do turn.”

Sheamus: O Próximo Cena?

“O Sheamus está a ser construído como o próximo John Cena, o que é bom, visto que liberta o Cena para efectuar outras coisas no futuro, como virar heel. As crianças adoram o Sheamus, ele faz o merchandising mover. É bom nas aparições na comunicação social, talk-shows e por aí. É o melhor possível candidato a substituir o Cena como o principal babyface. No que diz respeito ao homem em termos pessoais, não me lembro de ouvir algo pessoal muito interessante. Simplesmente é um homem que trabalha imenso, é leal. Da última vez que ouvi, ele queria adicionar o cloverleaf como outro finisher.”

Planejamento de Setembro até a WrestleMania

“É uma pergunta difícil. Como disse, eles têm uma ideia muito esquematizada em relação às feuds mais relevantes e aos combates que acontecem no entretanto até à WrestleMania. Eles trabalham sempre para trás, usando o cartaz do PPV para programar os espectáculos semanais. Por isso, eles sabem sempre qual é o objetivo final. No que diz respeito a especificações de combates e promos, normalmente isso é feito semanalmente, com a equipa a planear com uma semana de antecedência em relação à altura real. Algumas feuds envolviam muita história, como o Cena vs. Kane, e isso por vezes exigia uma espécie de esquema com quatro colunas, com cada uma a representar uma semana que faltava até ao PPV. Os escritores eram encorajados a trabalhar nesse estilo básico, mantendo em mente como uma semana se relacionava com a seguinte, em vez de perderem a cabeça todas as semanas.”

PG Era

“Muitas das restrições, hoje em dia, não têm tanto a ver com PG vs. Non-PG, mas sim com o mundo, que tem estado mais alerta e crítico em relação a saúde e desporto como um todo. Por exemplo, o sangue era muito visto na Atitude Era, mas agora, se alguém sangra, o combate praticamente para e vai um médico ao ringue, com luvas, para ver o que se passa. Isto não acontece por culpa do PG, mas sim por preocupações mais “acima” em relação a hepatite e coisas como essa, que estão ligadas a questões legais sobre riscos no local de trabalho. A mesma coisa acontece nas cadeiradas na cabeça. Não tem nada a ver com o sistema PG, mas sim com a sociedade, que se importa com os traumatismos cranianos e com as lesões na cabeça, que são ameaçadoras para a vida, na NFL e em outros lugares. Mas o PG foi uma espécie de obstáculo em algumas ocasiões. Por exemplo, na história entre o Kane e o Cena, disseram-nos que alguém devia pegar fogo e logo isso não era PG, então logo, não era uma possibilidade. Até pôr qualquer coisa a queimar provavelmente não seria aprovado. E, quando estás a lidar com o Kane, essa é uma das coisas que funciona como um murro no estômago.”

‘Companheirismo de Equipe’ entre escritores

“Os escritores são idênticos à comunidade de wrestling na Internet: eles querem que as histórias sejam divertidas, profundas e que façam sentido. Por vezes, porém, os planos são destruídos por aquilo que o Vince pretende efetuar. Por vezes, eles estão tão ocupados a trabalhar nas principais histórias que os lutadores de midcard, como o Primo e o Epico, ficam perdidos no oceano sem ter nada para trabalhar durante semanas. Eles fazem o melhor que podem, e eu acredito que o Vince foi sempre assim. Temos de entender que o Vince tem vivido e respirado esta empresa á 30 anos. Ele só pensa nisto, por isso ele é um tipo pouco usual e muito desconectado do “mundo real”. Ele não tem tempo para ver TV, não faz ideia do que acontece no mundo da chamada pop culture. Ele nunca viu os maiores filmes dos últimos 40 anos que toda a gente viu. Lembro-me de fazer uma referência a um filme, o The Shining, e o Brian Gewirtz disse-me que o Vince nunca tinha visto tal filme. Ele tem de ter outras pessoas a explicar-lhe esse tipo de coisas, porque tudo que lhe importa é a WWE.”

Termina aqui a entrevista. Em geral, dá pra ver que tudo gira em Vince e em alguns outros nomes. Também há quem espera o Heel Turn do Cena e que ele virá em breve.

Créditos ao PTWrestling e ao blog Enjoy Wrestling

Atualização: No dia de ontem, o PTWrestling divulgou mais algumas partes da entrevista do assistente da WWE. Ele falou mais sobre os superstars, Triple H e Vince McMahon.

Triple H nos backstages

“Ele recebe muitas críticas sem merecer. Nunca o ouvi falar em mudar o rumo das histórias para receber mais atenção, ou em “enterrar” tipos porque tinha algo contra eles. Penso que ele nem liga pra isso. Ele tem um trabalho diário no ‘Quartel General’ como o ‘cabeça’ do departamento de Desenvolvimento de Talentos. Ele está lá todos os dias, com terno e gravata. As suas preocupações, hoje em dia, são com o desenvolvimento do talento da FCW e em chamá-los ao roster principal da melhor maneira possível. E quando o Vince tem uma ideia maluca, o HHH é normalmente a voz da razão nas reuniões. Quando estava lá, tinha a impressão que as histórias fazem muito mais sentido quando tem o Hunter à frente. A comunidade de wrestling online devia olhá-lo como um amigo. A única coisa que esteve selada era o planejamento do combate dele com o Undertaker na WrestleMania 28. E ai de quem dissesse o contrário a ele ou ao Vince.”

Presença de Vince McMahon

“Ele vai a todos os programas desde há muitos anos. Lembro-me de ver uma nota que dizia que ele poderia começar a não ir a todos os programas brevemente, e isso foi algo chocante. Não tenho bem a certeza, mas acho que o Triple H viaja sempre com ele. O Vince esteve muito perto de regressar à televisão, quando tivemos aquela storyline da conspiração do Kevin Nash e da SMS, e até para enfrentar o Punk na RAW, mas ele mudou de ideias e decidiu continuar de fora.”

Escritores e Lutadores

“Os escritores, por norma, não têm sentimentos fortes contra ninguém em particular, nem a favor. Eles são apenas personagens na ficção que eles escrevem, embora alguns tipos tenham reputação por serem fracos no ringue, como Mason Ryan ou Ezekiel Jackson. Porém, a opinião em relação aos outros são normalmente mistas. Por exemplo, eu nunca me importei com o Ted DiBiase, mas um dos escritores, por qualquer razão, gostava bastante dele. Contudo, no fim o que importa é fazer um bom programa. Eles percebem que são responsáveis por servir todas as personagens no roster, com a primeira prioridade a ser aqueles que conseguem trabalhar as histórias e que conseguem vender. Por isso, quando o Barrett estava sem fazer nada durante um tempo – em Setembro –, chegou uma altura em que eles disseram, “Ora bem, não estamos a usar o Wade como deve ser”. Foi aí que nasceu a Barrett Barrage, o Wade conseguiu uma streak invencível e recebeu um push considerável, até sofrer a lesão”

Angles Rejeitados

“O primeiro que me vem à memória era quase uma piada. Com a divisão de equipas estava em péssimo estado, o Brian Gewirtz sugeriu pôr o Tyson Kidd com o Heath Slater, formando uma tag team chamada The Rock and Roll Kids. Nós rimos daquilo, mas ele até foi falar com o Vince. Ele não quis. Houve uma breve discussão para algumas ideias mais malucas, como pôr o Mason Ryan como homossexual ou ter o Alex Riley a fazer uma história mais longa, onde ele dizia que tinha cancro, falsamente, para ter simpatia do público. Nenhuma das histórias foi a qualquer lado. Era suposto que a Kaitlyn fosse a terceira diva das Divas of Doom, com a Beth e a Natalya. Eles até a fizeram fazer o turn na AJ num SmackDown, mas, devido ao pobre planeamento, o segmento foi mal feito. Nenhuma das três sabia ao certo o que fazer e aquilo saiu mal, por isso foi editado e nunca apareceu no programa. Tentaram fazer isso na semana seguinte, mas surgiu um drama qualquer com as divas no backstage, e isso levou a que toda a divisão voltasse a fazer parte da chamada Casa de Correção na mente do Vince. Por fim, ele decidiu que não era necessário haver uma terceira diva heel, por isso acabou com a equipa pouco antes de decidir dar um push à Tamina. A dissolução entre Ziggler e  Swagger foi pensada ao início, mas o Vince disse-nos para os manter juntos. Havia conversas para fazer a Layla regressar com uma gimmick excêntrica, centrada na moda. Uma espécie de Lady Gaga. Obviamente, isso não aconteceu. Quando o Punk estava a brincar com o Del Rio, tivemos a ideia de pôr o ADR a fazer uma promo, quando de repente alguém vestido como gelado aparece. O Del Rio assumiria que era o Punk e atacava-o, mas, ao rasgar o disfarce, via que era o Ricardo preso com fita-cola na boca. Teria sido um esquema do Punk para provocar o Del Rio. Não fazia muito sentido e nunca avançou. Alguns de nós queriam que o Cody Rhodes fosse até ao extremo, que sofresse algum tipo de quebra psicótica, depois da máscara ter sido destruída. Que fosse um doido, como o Dean Ambrose é suposto ser. Em vez disso, ele passou a ser o normal heel Cody. Não sei porquê. Havia planos para ter o Drew McIntyre e o Sheamus a brincar. O Drew ia ser o bully do Sheamus, com uma fotografia dele quando era uma criança gordinha. Havia história entre eles, porque lutaram juntos no circuito independente. Porém, nunca foi para a frente. O Hunico apresentou o Primo, o Epico e o Camacho e o plano inicial era para eles formarem uma stable. Todavia, o Vince estava preocupado que fosse algo muito “bagunçado” e racista e separou-os rapidamente. Quando eu saí, a ideia era para ter o Zeke perder constantemente de modo a fazer o turn. Não sei como ficou. Havia a ideia de haver algo que distinguisse os Usos, sendo que um deles seria muito inteligente e o outro muito estúpido. Eles também estavam a considerar fazer uma relação entre uma Diva babyface e um Wrestler heel. Falou-se em Kelly Kelly com Wade Barrett, mas nunca surgiu nada.”

Conhecendo os Superstars

“Tive um breve contato com o John Morrison no backstage, no Survivor Series. Eu apresentei-me estranhamente, ao dizer que também me chamava John. Isto foi antes de ele sair, enquanto eu estava constantemente com medo de ser despedido a qualquer momento. Ele disse algo como, “Um de nós não estará aqui dentro de algumas semanas!”, e eu disse, “Talvez dois de nós”, e ele disse, “Ah, não se preocupa. Você tem um nome fantástico!”. Também vi o Sin Cara sem máscara. Eu falo espanhol e, portanto, desejei-lhe boa sorte. Foi nessa noite que o joelho dele ‘explodiu’. Cumprimentei o Mark Henry. A mão dele é uma enorme massa de músculo. Estava a poucos metros do The Rock quando ele estava a fazer a promo de backstage no Survivor Series, sendo ao vivo. Havia um grupo largo de pessoas a verem ele fazer aquilo com espanto. As promos de backstage, normalmente, são gravadas durante os programas, mas o Rock insistiu em fazer aquilo ao vivo para interagir com os fãs. Pessoalmente, pela experiência que tive, o Punk é um pouco anti-social. Ele pode perfeitamente ser um tipo divertido, mas não o chamaria de acessível. Via o Michael Hayes com regularidade. Ele era engraçadíssimo. Uma vez, o Laurinaitis chamou-me ao escritório dele para falar de algo. Eu vi ele em algumas ocasiões e sempre foi divertido. Ocasionalmente, aparecia na sala dos escritores para dizer olá. Acho que o Undertaker esteve num RAW, no Texas, para dizer olá às pessoas. Estava careca e com uma espécie de barba de feiticeiro, longa e cinzenta. Estava à espera que seria esse o look para a WrestleMania.”

Backstages da Survivor Series

“Tenho coragem de chegar e apresentar todo mundo. Porém, naquele dia, estava tudo tão caótico e estavam todos tão ocupados que eu estava muito hesitante em interromper alguém. Aproximei-me daqueles que estavam por lá e que não faziam muito na altura. Disseram-me que, mesmo que eu pense que ninguém está a prestar-te atenção, isso é percebido quando falha em se apresentar. Com isso dito, cumprimentei muitos dos agentes, incluíndo o Goldust, Arn Anderson e o Bill DeMott, que me deu o sorriso mais simpático e cativante que podia imaginar. Mas sim, há muita gente. Se fosse um RAW, ou um SmackDown, que até seria melhor, eu estaria mais disposto a interromper as pessoas, mas era um PPV dos Big Four. Pelo amor de Deus, o The Rock estava a passear pelo backstage. Havia tensão no ar.”

Angle entre Miz, HHH e Truth

“Era uma confusão e os escritores sabiam. Mas, dada uma altura, eles tinham-se encostado à parede. Há alturas em que as ideias ganham vida própria e tens de fazer com que elas acabem, esquecer-te delas. E esta, definitivamente, era uma delas. Não me lembro se havia mais do que aquilo que passou para a televisão. Contudo, eu acho que os Awesome Truth eram muito animadores, e a sua aparição no Hell in a Cell foi fantástica. Quando houve aquele segmento do roster desistir do Triple H, não gostei porque não fazia muito sentido, mas deu para fazer duas semanas cativantes de televisão. Às vezes, o objetivo é só esse.”

Trabalho de John Cena

“Quem disser que o Cena é preguiçoso, não sabe a primeira coisa sobre ele. O tipo dele é de um cavalo de carga e um empregado-modelo. Quando ele diz que não muda por ninguém, está a revelar a sua personalidade. Não quer dizer que nunca passará a heel. No que diz respeito àquelas promos mais ridículas, milhões de pessoas gostam disso. Portanto, a WWE não quer saber. E isto é apenas especulação, mas eu acredito que ele limitava o moveset no ringue para não correr riscos de lesão, visto que perder o Cena seria uma catástrofe para a WWE. Contudo, acho que ele tem estado melhor nos últimos dois anos ou assim do que nos últimos anos da primeira década de 2000.”

Quem se esforça mais?

“Sheamus e The Miz. São dois tipos que estão dispostos a fazer qualquer coisa que a empresa lhes peça, dentro ou fora do ringue. Consegue-se perceber isso quando há um wrestler num talk-show ou a fazer alguma coisa de promoção. Normalmente, é um deles. Eles são bons nisso e estão dispostos a fazê-lo. Acho que Orton ou Punk nunca fariam isso”.

Como a WWE vê a TNA

“Não creio que haja alguém na WWE que pense muito na TNA ou que tenha tempo para se importar com o que fazem ou deixam de fazer. Eles não são competição a sério e têm uma introdução muito diferente ao wrestling do que a WWE. A WWE quer ser o mais sofisticada e profissional possível na sua apresentação. Eles querem ser grandiosos e mainstream, não recorrer a um dito nisso. Não estou a dizer que há algo de errado com o que a TNA faz, a WWE é que não faz isso.”

Fontes de Sites ou Blogs

“Não faço ideia de onde vem. Sempre pensei muito nisso quando estive lá. Não é, seguramente, da equipe de escritores. Podia possivelmente ser dos homens do site ou pessoas da produção que ouviam qualquer coisa. A maioria das coisas são inventadas. Muito raramente uma verdadeira história de backstage vem cá para fora. Quando se lê coisas como “o plano original era para fazer este e aquele a ganhar, mas uma mudança à última da hora mudou a situação”, isso é quase sempre completamente errado.”

Reação dos escritores quando um Heel é aplaudido e um Face é vaiado

“Faz parte do negócio, penso eu. Os escritores sabem bem quais são aquelas cidades mais smarks e as mais marks, por isso têm uma ideia do tipo de reacção que certas coisas terão em certas cidades. Ocasionalmente, conseguem estar completamente enganados. Muitos deles estavam à espera que o Zack Ryder fosse tremendamente vaiado no Survivor Series porque os nova-iorquinos não gostam dos de Long Island, mas ele estava sendo muito aplaudido”.

Idéias Más

“Não sei nada sobre isso, porque nunca estava na sala quando ocorriam as reuniões com o Vince. Porém, se os escritores achassem que era uma má ideia, nunca a comentavam com o Vince. As más ideias que chegam à televisão, normalmente, provêm do Vince.”

WWE Network

“Eu até cheguei a dizer “Quem é que vai escrever e trabalhar naqueles programas todos para a estação, exactamente?”, e os meus parceiros não sabiam. Cheira-me que o plano era ou é trazer novos escritores para trabalhar nisso, sendo especificamente, uns que tenham experiência de produzir televisão. Mas, até este dia, não faço a mais pequena ideia de quem estava a trabalhar nisso. Havia muito aquela situação de a mão esquerda não saber o que a direita estava a fazer.”

NXT

“É escrito todas as semanas por dois escritores, e eles têm basicamente caminho livre para efetuarem o que bem entenderem, daí terem tido tanta diversão com a novela que envolveu o Bateman, o Curtis e a Maxine. Lembro-me de haver pessoas a perguntar quando é que a temporada terminaria, dada altura, o episódio 100, em Las Vegas, estava programado para ser o último, quando o Bateman e a Maxine se casaram, mas continuou, por qualquer razão. Não sei muito mais, mas a equipe de estrada que trabalhava no NXT estava sempre a reconhecer que o Bateman, a Maxine e o Curtis eram talentosos e tinham muito entusiasmo a fazer aquilo. Eles adoravam trabalhar juntos. Temos de pensar que, embora o NXT e o Superstars sejam somente programas online nos Estados Unidos, passam em televisões internacionalmente e, por acaso, até têm bons ratings em algumas partes do mundo.”

Conhecendo as Divas

“As pessoas que mais se queixam são, provavelmente, as divas, e com todo o direito. Elas querem sempre ter mais tempo para aparecer na televisão e ter mais tempo no ringue, e eu não as posso criticar. O Daniel Bryan, como disse anteriormente, queixou-se bastante sobre a história com a AJ, mas aposto que agora não se lamente tanto assim. Todas as divas me pareceram simpáticas e amistosas. Apresentei-me à AJ no Survivor Series. Ela era doce e apresentou-se como April. A Beth, a Natalya e a Alicia Fox passavam por mim ocasionalmente e sorriam e acenavam com a cabeça profissionalmente.”

Kharma

“Quando fui para lá, a Kharma já tinha saído há uns meses por causa da gravidez, por isso não sei o que é que há planejado no longo prazo para ela. Lembro-me de ouvir sobre o aborto muito antes de ser notícia nos sites. Meses antes. Quando tentávamos saber sobre quando regressaria, a resposta era que, basicamente, estava ausente por problemas pessoais indefinidamente.”

Randy Orton

“Não sei muito sobre ele. Tenho a impressão que é um brincalhão com toda a gente, mas que é muito reservado, como a personagem na televisão. A única coisa que o vi fazer no backstage do Survivor Series foi tirar fotografias com uma família que estava lá, não sei bem porquê. Também ouvi uma história sobre um RAW ou SmackDown qualquer onde o Orton estava à espera na posição de gorila [agachado] para ir para o combate, mesmo atrás da cortina. Nesta posição estão geralmente o Vince, o Triple H, o agente do combate, às vezes a Stephanie e um escritor ou dois se não tiverem nada para fazer. Ele virou as costas para todo mundo e começa a mijar no caixote do lixo. O Triple H vira-se e diz “Randy, que raio estás a fazer?!”, e ele encolhe os ombros e diz “Tenho sempre a urgência de mijar antes de ir lá para fora”

Jinder Mahal

“Bem, eu creio que ele foi chamado por causa do público indiano, embora a história com o Khali e o Ranjin Singh  tenha sido esquecida. Acho que daqueles tipos no qual o Vince viu alguma coisa. Lembro-me que nós recebíamos notas das reuniões com ele que eram como:  O Vince, a partir de agora, quer que o Jinder só fale Punjabi. Umas semanas depois, ele faria uma promo em inglês. Depois teve essa:  O Jinder vai começar a usar o turbante ao dirigir-se para o ringue e  Vince quer que o Jinder coloque o turbante numa caixa de vidro antes do combate. Todas estas ideias partem do Vince, por isso é seguro afirmar que ele viu qualquer coisa no JM. Talvez uma personagem heel anti-América.”

Relação de Superstars

“Já se sabe que ele está a ficar velho e que o melhor é ser usado para pôr o talento mais jovem over, nesta altura da sua carreira. Ele tem reputação por se queixar quando sente que não está a ser usado convenientemente. Hawkins é respeitado por ser bom naquilo que faz. É um bom jobber porque faz bons bumps e faz com que os outros pareçam bons.  O Evan Bourne era uma espécie de tópico delicado. Os escritores principais não nos diziam muito sobre o que estava a acontecer, até praticamente o púbico ter conhecimento que ele se drogou duas vezes. Muita gente se droga duas vezes. Ele teve o azar de partir o tornozelo mesmo quando estava quase a retornar. Quando o Mark Henry era o campeão mundial, havia uma altura onde era suposto brincar com o Khali, mas as lesões estragaram tudo e ele largou o título. Mas não me surpreenderia se o Khali recebesse outro push um dia destes, á altura de um World
Championship. O Hunico, numa SmackDown que estava um número de heels no ringue a fazer uma promo. E, durante o intervalo, o Vince disse-lhes, via fone de ouvido, para dar o micro ao Hunico, só para ver como se safava sem aviso. O Hunico fez uma boa promo, do nada, e isso impressionou bastante o Vince. E acho que ele, a partir daí, caiu nas graças do patrão. O JTG é um bom jobber e faz os outros parecerem bons. Mas lembro-me que arranjou problemas por ter agarrado no cabelo da Tamina numa promo no NXT. A WWE nem quer pensar em violência entre homens e mulheres. O Henry estava a fazer um óptimo trabalho e os ratings do SmackDown estavam em cima enquanto ele era campeão. Mas estava a trabalhar lesionado e, depois, lesionou-se ainda mais, ao ponto de eles terem de o fazer largar o título. Um dia, os escritores retornaram da reunião com o Vince e disseram, “Ora bem, o Daniel Bryan vai cobrar a sua oportunidade e ser campeão este domingo”. Tenho a impressão que eles não sabiam o que fazer como Miz na maioria das vezes. Não sei muito bem qual a situação neste momento. Talvez o Vince esteja chateado com ele. Tenho a certeza que os escritores não querem saber disso e não têm qualquer tipo de vingança em mente. Com o Sín Cara , acho que, no geral, pessoas como o Hunico são melhores do que ele, porque o Hunico passou pela FCW e conhece bem o estilo da WWE. O Sin Cara, como já foi noticiado, teve bastantes problemas em adaptar-se ao estilo americano. E também era um pouco medricas, porque regularmente queixava-se do pescoço, do ombro ou qualquer coisa; havia sempre algo. Mas é um deus no México e, como a empresa começa a ir mais vezes ao México por ano, ter alguém sem ser ele a fazer de Sin Cara, permanentemente, seria péssimo. Acho que a WWE sente que ainda há muito dinheiro a fazer com o Sin Cara; porém, pessoalmente, sou um grande fã do Hunico.”

Jack Swagger

“Ele é complicado. Tenho a impressão que ninguém tinha muita fé nele no microfone, e, embora a sua personagem esteja obviamente estável e tenha passado a ter estatuto de jobber, na altura em que eu estava lá, o roster estava muito magro. Havia lesões e lesões e não haviam estrelas a surgir. Por isso, precisávamos de alguém na posição do Swagger, um tipo grande que parece um batalhador sério mas que pode ser derrotado para fazer outra pessoa parecer bem. E, como disse antes, o Vince não tinha qualquer intenção de dissolver a equipa dele com o Ziggler, por isso um turn para babyface não estava a ser contemplado. Uma história rápida: no episódio dos Muppets no RAW, depois de perder para o Santino, o Swagger deu um pontapé numa garrafa de vidro, frustrado. Passou a barricada e esbarrou numa criança e no pai. A WWE levou a criança e o pai ao backstage para observação e para pedir desculpa. Conheceram várias estrelas e o Swagger desculpou-se pessoalmente. O pai deixou o local bastante satisfeito com o profissionalismo da empresa. E um potencial processo foi evitado.”

Feuds Reais

“Não entre os wrestlers. Ouvi que o Cena e o Rock não eram propriamente fãs um do outro, mas eram profissionais sobre isso. Como disse antes, o Gewirtz não gosta muito do Paul Heryman por uma coisa qualquer entre eles. Também sei que as divas praticamente se odeiam a todas e que são muito picuinhas e competitivas porque o tempo na televisão é escasso. Não sei de mais nada.”

Vince e Jim Ross

“Parece-me claro que o Vince tem algo contra o JR, mas ninguém sabe bem porquê. O Vince aproveita todas as oportunidades para envergonhar o JR na televisão, mas este leva sempre na esportiva. Lembro-me que ninguém queria falar com ele ao telefone porque, aparentemente, tem de ouvi-lo durante duas horas. Algumas pessoas crêem que o JR faria melhor o trabalho do Laurinaitis do que o próprio.”

De quem os escritores gostam?

“Boa pergunta. De quem está na FCW, sei que há expectativas em relação aos irmãos Rotunda, bem como em relação ao Richie Steamboat. Um escritor é de Baltimore e dava-se bem com o Calvin Raines, daí puxar por ele. Acho que o Seth Rollins é olhado de lado por ser um queridinho da internet, mas nada de sério. O tipo de Baltimore também via TNA regularmente e dizia muitas vezes que gostava que a WWE inspecionasse por lá para contratações, especificamente o Bobby Roode e o James Storm.”

Dark Matches e House-Shows

“Os agentes é que tratam disso. Normalmente, um deles tem a tarefa de tratar do booking e daquilo que acontece; depois, enviam os relatórios por e-mail depois de cada house show. Um dos meus favoritos, penso que era do Arn Anderson, dizia: “O Alex Riley foi para o seu combate, escorregou no turnbuckle ao interagir com o público, e isso foi a melhor parte do combate.” Os dark matches parece que estão reservados para os membros da FCW e os combates no Superstars, normalmente, são baseados em quem não é usado nessa noite, quer no RAW, quer no SmackDown.”

PPVs com Gimmick

“Tenho a certeza que alguns não gostam, mas está completamente fora do controle deles. É uma decisão, digo eu, empresarial. Ao dar a cada PPV uma gimmick, está-se a tornar esse evento em algo especial e dá-te uma razão para comprá-lo, não é como os genéricos onde os buyrates podem variar imenso baseado nas histórias correntes. Eles, provavelmente, querem criar uma espécie de previsibilidade no seu modelo de negócio. Por exemplo, há expectativas bastante baixas para qualquer que seja o PPV de Dezembro, visto que as pessoas, após o Survivor Series, poupam dinheiro para as festas natalícias e para o Royal Rumble.”

Slammy Awards e escolha dos ‘fãs’

“As votações online e na televisão são 100% reais. Eles são muito honestos com isso. As votações são reais e aquela falha ou erro na contagem do sistema foi verdadeira. A Enquete só diz, imaginemos, “CHRISTIAN vs. [ESCOLHA DO PÚBLICO]”. Não é nada por aí além. Provavelmente, decidem na hora quem vence, ou já têm os finais preparados para cada possível adversário.”

Ideias que provavelmente teriam sido aprovadas

“Provavelmente, passar o Miz ou o Swagger para babyface. Ou trazer o Brad Maddox da FCW. Sugeri uma ideia de um triângulo amoroso entre a AJ, o Ryder e eventualmente o “antigo namorado” da AJ, representado pelo Maddox. Isto foi muito antes da história que envolveu o Bryan.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: